Share this post on:

De batatas fritas a cereais matinais, os alimentos altamente processados estão a substituir as dietas tradicionais e a aumentar os riscos à saúde no mundo todo.

Para cada aumento de 10% em alimentos ultraprocessados (AUPs) como proporção da sua dieta, o risco de morte prematura aumenta em cerca de 3%, de acordo com um novo estudo abrangente que tem autoridades de saúde de oito países — incluindo Estados Unidos, Canadá e Reino Unido — pedindo intervenções políticas imediatas.

A pesquisa, publicada recentemente no American Journal of Preventive Medicine , destaca a necessidade de ação global para reduzir a ingestão de AUPs — os itens produzidos industrialmente, que estão prontos para comer ou aquecer, contêm pouco ou nenhum alimento integral e atualmente representam mais de 50% da dieta média do americano.

Segundo Nilson, os AUPs afetam a saúde, além dos altos níveis de sódio, gorduras trans e açúcar, que estão associados a problemas de saúde quando consumidos em excesso. O processamento industrial também transforma estes alimentos por meio da adição de corantes, ingredientes artificiais, emulsificantes e outros aditivos.

Os AUPs são produtos alimentares altamente manipulados em relação ao seu estado original, frequentemente contendo ingredientes que não são comumente encontrados em cozinhas domésticas. Exemplos: refrigerantes, salgadinhos, chocolate, refeições prontas e cereais matinais prontos para consumo.

Pesquisadores analisaram dados do nationally representative dietary surveys and mortality records na Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, México, Reino Unido e Estados Unidos, descobrindo que, à medida que a percentagem de AUPs na dieta de uma pessoa aumenta, também aumenta o risco de morte prematura.

O processamento dos alimentos pode prejudicar a saúde por meio de vários mecanismos biológicos e fisiológicos, incluindo a criação de substâncias químicas nocivas, alterações na estrutura dos macronutrientes e o uso de aditivos. Estas alterações podem levar ao aumento da ingestão de açúcar, sal e gorduras trans, à redução da saciedade e à alteração da digestão e absorção de nutrientes.

O estudo encontrou variações significativas na mortalidade relacionada aos AUPs entre os países.

A Colômbia apresentou o menor consumo de AUP, com os AUPs representando 15% da ingestão de calorias total de uma pessoa. Os pesquisadores estimam que alimentos processados foram responsáveis por cerca de 4% das mortes prematuras naquele país. Nos Estados Unidos, que apresentaram o maior consumo — com mais de 50% das calorias diárias de uma pessoa provenientes de AUP — quase 14% das mortes prematuras estão relacionadas a estes alimentos.

Para contextualizar, os pesquisadores observaram que somente em 2018, aproximadamente 124.000 mortes prematuras nos Estados Unidos foram atribuídas à ingestão de AUP. Estas descobertas baseiam-se em pesquisas anteriores, incluindo uma revisão de sete estudos de coorte publicados em 2021 envolvendo mais de 200.000 adultos em quatro países, que descobriram que o consumo de AUP estava associado a um risco 21% maior de morte por qualquer causa, um risco 50% maior de morrer de doença cardíaca e um risco 66% maior de problemas cardíacos.

Laura Pensiero, nutricionista e chef registrada, proprietária do Gigi Hudson Valley em Nova York, disse ao The Epoch Times que, embora os AUPs possam ter um impacto negativo significativo na saúde se consumidos em excesso, ela não acredita em demonizá-los ou bani-los completamente.

“Trata-se de encontrar um equilíbrio — adotar alimentos integrais e minimamente processados para a nutrição diária, mas abrir espaço para indulgências ocasionais”, disse ela. “O foco deve ser nutrir o corpo com alimentos integrais e ricos em nutrientes e desfrutar de um deleite processado ocasional sem culpa.”

O estudo de 2021 também observou que o alto consumo de AUP está associado a vários problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, obesidade, diabetes, certos tipos de cancro e depressão, aumentando ainda mais o crescente número de evidências de que os AUPs estão prejudicando a saúde pública. O Dr. Joel “Gator” Warsh, pediatra certificado e fundador da Integrative Pediatrics and Medicine in Studio City, enfatizou a urgência de uma mudança de rumo. “Precisamos mudar o nosso foco para a prevenção, comida de verdade é remédio, e reduzir o consumo de AUPs é uma das ferramentas mais poderosas que temos”, disse ele ao The Epoch Times.

A principal conclusão do estudo é que os AUPs são um importante fator de risco para doenças não transmissíveis e que “eles estão substituindo as dietas tradicionais e saudáveis de todos os países, o que está causando um fardo significativo para a saúde deles”, disse Nilson.
Reduzir o consumo de AUPs exige mais do que educar o consumidor, disse ele. “As escolhas alimentares são influenciadas por preço, disponibilidade, informação e outros fatores, e a educação por si só é insuficiente para garantir dietas saudáveis”, disse ele. “Portanto, precisamos tornar os comportamentos alimentares saudáveis mais fáceis, acessíveis e economicamente viáveis.”

Antes de fazer suas compras no supermercado, “pesquise os fatos” e, se vir nomes químicos ou ingredientes desconhecidos, “é melhor ficar longe”, disse Michelle Bacarella, nutricionista registrada, cientista de alimentos e formuladora de alimentos e suplementos funcionais, ao The Epoch Times.

Pensiero recomenda que comecemos a reduzir a ingestão de AUPs com pequenas mudanças administráveis. “Concentre-se em cozinhar mais em casa com ingredientes integrais, como frutas, vegetais e grãos integrais, e minimize alimentos industrializados com longas listas de ingredientes ou itens que geralmente não são usados em uma cozinha doméstica”, disse ela.

Substitua gradualmente os lanches processados por alternativas mais saudáveis, como frutas frescas ou granola caseira, e leia os rótulos com atenção para evitar aditivos e excesso de açúcar, disse ela.

“Ao mudar para opções integrais ou minimamente processadas, você pode melhorar sua dieta sem se sentir restrito.”

Fonte: www.theepochtimes.com

Oferecemos um cuidado integrativo que combina Biofísica, Medicina Tradicional Chinesa (MTC), Terapias Naturais e EEG Neural Interface & NeuroSpa, promovendo equilíbrio profundo e autorregulação do organismo.

Recorremos a tecnologias avançadas como Rife, Zapper, Plasma Radiante, Microscopia de Campo Escuro e Claro e Biorressonância, aliadas a frequências terapêuticas específicas que estimulam os processos naturais de regeneração do corpo.

Cada acompanhamento é personalizado, direcionado a quem procura mais vitalidade, equilíbrio sistémico e longevidade, sustentado por uma visão integrativa, preventiva e consciente da saúde.

👉 Agende a sua consulta e descubra o potencial natural do seu corpo para se regenerar.

Share this post on: